domingo, 3 de abril de 2011

Ócio Criativo!!!!

Sou agitada e ansiosa, não adianta. Confesso que já tentei fazer tudo devagar, já pensei em  frequentar aulas de yoga, meditar...mas não adianta. Que mal tem confessar isso? Nenhum. Estou assumindo, até como forma de terapia. NÃO ADIANTA.

Sabe quando você chega mortinha do trabalho, entra em casa louca para dormir, ver televisão com as pernas para cima (vou falar mais sobre isso)? Pois então, mas não dá. Quando você chega em casa, SEMPRE tem algo para fazer. Calma nessa hora? Nem pensar. Faço tudo direitinho, mas rápido rápido. E quando vejo a quantidade de coisas que fiz em uma hora, ufa, que orgulho de mim mesma! É assim mesmo...
Mas o que quero falar mesmo é desses momentos tão difíceis de conseguir na rotina diária, mas não menos produtivos: os momentos de ócio. Não me refiro ao ócio preguiçoso, mas ao ócio criativo. Que maravilha deitar numa rede e pensar na vida, e desses pensamentos compor uma música, fazer uma poesia, projetos, ou até mesmo uma crônica, como esta.
Ócio criativo: Lazer e Produção. Saber e Diversão. Arte que se aprende. Quem fala muito sobre isso é um sociólogo italiano chamado Domenico de Masi, autor de diversos livros revolucionários. Que tal essa frase: "Escola é inimiga do ócio criativo." Para pensar...
Este senhor chega a aconselhar o ócio criativo como PROFISSÃO, porque segundo ele, quem trabalha perde tempo. Uma boa nova filosofia...
Explicando melhor: para o sociólogo, os workaholics estão com os dias contados, pois aproveitam mal seu tempo livre. Ele defende: o que vale a pena mesmo é gastar seu tempo (e ganhar dinheiro) de forma mais criativa e saudável, no âmbito físico e mental. Mas para dar certo mesmo, De Masi aponta ser necessário uma “educação para o ócio”, pois você pode se deslumbrar com a liberdade e autonomia adquirida, afinal, seu patrão é você mesmo. Patrão? Que nada. Você não tem mais patrão.
Ele pensou tudo isso ao pesquisar as profissões e perceber que na vida agitada e com tantas metas a cumprir, poucos profissionais usam sua criatividade. Trabalham como máquinas. Quem trabalha com sua criatividade, trabalha com prazer, então, pressupondo: poucos atualmente trabalham com prazer.
Mas comecei esta crônica assumindo minha “pressa” ao fazer tudo que não me dá prazer: arrumar a casa, cozinhar, lavar louça...tudo correndo, como se fosse “tirar o pai da forca”. Já me aceito assim, a maturidade te faz assumir, afinal não vou lutar contra minha natureza. Pois bem, meus momentos de ócio criativo são maravilhosos (por mais que eles não paguem minhas contas, não todas pelo menos). Esses são momentos tranqüilos e calmos para mim. Não há pressa. Vou longe. Dou risada sozinha. Invento. Crio asas e percebo que através do meu silêncio e pensamento surgem caminhos. Acredite.